Localizado ao Norte do Espírito Santo Vila Pavão faz limites com as cidades: Nova Venécia, Barra de São Francisco e Ecoporanga, tem aproximadamente 8672 habitantes.
Com um projeto do Pólo industrial, a prefeitura adquiriu uma área de 880.000 m². Apesar de Vila Pavão ser uma cidade tranqüila e um pouco pequeno, é uma cidade muito bonita e de pessoas simples, onde a maioria se encontra no interior.
Vila Pavão é uma cidade com uma economia baseada na agricultura familiar, com o cultivo de café, banana, maracujá, coco e entre outros, a criação de gados para a produção leitera e a extração de rochas ornamentais. Como a maioria se encontra no interior e são pequenos proprietários de pequenas terras de onde retiram o sustento de sua família.
Com a implantação do pólo industrial poderá trazer muitos benefícios para a população e para a cidade, pois o número de empregos irá aumentar, e com a implantação de indústrias no pólo trará varias pessoas das cidades vizinhas para a cidade local em busca de empregos estará aumentando a renda da população e a cidade e o movimento crescerá. Pois sabemos que atrás de vários benefícios conseqüentemente virá alguns problemas, como: a poluição do ar, desmatamento onde será implantado o pólo pronto.
E além dos fatores ambientais, também prejudicará a qualidade de vida da população, pois o município não tem pessoas totalmente qualificadas para trabalhar em uma indústria, dessa forma essas vagas podem ser preenchidas por pessoas de outros lugares, adquirindo assim a vaga de muitos pavoenses.
Sabendo-se então que a economia de Vila Pavão é voltada para a agricultura, devido os fatores naturais, como: clima tropical, solo rico em nutrientes etc. A implantação de uma indústria de beneficiamento de frutas traria muitas vantagens para os pequenos produtores de Vila Pavão, que por causa disso estariam se dedicando mais em suas lavouras, sendo assim os produtos seriam produzidos e industrializados na mesma região, com a industrialização das frutas: como as compostas, geléias, doces e sucos, que aumentaria o PIB do município, e os jovens do presente se dedicariam mais, para conseqüentemente trabalharem nesta indústria.
INDUSTRIALIZAÇÃO
Re:industrialização
Data: 16/05/2011 | De: Rafael Bruno Jann 2º V02
Re:Industrialização
Data: 16/05/2011 | De: Fernando Foerste 2° V02
Vila pavão é um município que fica ao norte do Espírito Santo, e esta localizada na região sudeste, e tem uma população de 8672 habitantes segundo os dados do IBGE de 2010, onde 5674 dos habitantes moram no interior do município.
Vila Pavão é um município pequeno, mas e bem privilegiado por ter uma grande quantidade de granito e café, onde e exportado para fora do município. Mas com muita batalha e insistência, vila pavão conquistou um pólo industrial que será implantado no município.com a chegada deste pólo vila pavão poderá implantar uma indústria de granito, onde o município pode ser bem beneficiado, e também surgiram mais empregos, pois precisa se pessoas para trabalhar nas pedreiras, e também precisa se de pessoas para trabalhar dentro da indústria.
Com esta indústria de granito, Vila Pavão terá melhores benefícios, pois um bloco de granito ornamental pode variar de UU$ 600 ate UU$1000 por metros cúbicos, dependendo da cor e da qualidade do bloco.
Um bloco do granito vermelho itu custa em media de UU$ 800 por metros cúbicos. O bloco de granito Azul Bahia custa em media de UU$ 600por metros cúbicos, valor superior a UU$2500por metros cúbicos, O granito Preto Tijuca, custa em media de UU$1000 por metros cúbicos. E o UU$ no Brasil, esta com o preço 2,31 reais.
O pólo é essencial para trazer reconhecimentos e lucros para o município vindo do turismo, e assim vila Pavão terá uma melhor qualidade, pois vai ajudar muitas pessoas desempregadas.
Re:Industrialização
Data: 16/05/2011 | De: Adriana Quaresma da Silva 2ºV02
Em vila Pavão, um município com 8.672 habitantes, segundo dados do IBGE, está localizada no norte do Espírito Santo. E foi neste pequeno município que surgiu a idéia da implantação de um pólo industrial, com intuito de melhorar a qualidade de vida da população. Esse projeto se concretizou a partir de uma parceria entre a prefeitura de Vila Pavão com o governo do estado.
Essa parceria funcionou da seguinte forma, a prefeitura comprou uma área e a disponibilizou para que o governo criasse a infra-estrutura necessária, para atrair indústrias ao pólo de Vila pavão, afim de que essas empresas tragam benefícios ao município.
Temos um clima tropical, e solos férteis, uma combinação que tem como resultado uma grande diversidade de culturas que se adaptam a nossa região, entre elas, as frutas, o café, são as que mais predominam. Contamos também com uma vasta área voltada para a extração do granito. Possuímos aqui a pedra “verde pavão” exclusivo do município.
Esse projeto trará benefícios ao município, como o crescimento econômico, o aumento da população, a valorização do lugar, e também vai gerar empregos. No entanto esse investimento traria pontos negativos, como os impactos ambientais que o município iria sofrer. Por exemplo, a poluição dos rios, com resíduos, e como em Vila Pavão não há uma rede específica de coleta e reciclagem do lixo, esse será jogado em qualquer lugar trazendo problemas a população, por exemplo, se for um pólo de Granito, a poeira que sai das pedras quando é polido, o barulho, entre outros.
O pólo industrial está aberto a todo e qualquer tipo de indústria. E com grande numero de pedreiras instaladas, o beneficiamento das pedras próximo a área de extração valorizando a nossa matéria prima.
Vila Pavão sentiu a necessidade de proporcionar mais oportunidades aos seus jovens, investindo na formação deles, e como um segundo plano a criação do pólo que iria gerar uma grande quantidade de empregos, como já foi dito antes, fazendo com que esses jovens possam ser introduzidos no mercado de trabalho e alcançando a independência financeira, que é um sinal de melhora na qualidade de vida das pessoas do município.
Re:Industrialização
Data: 16/05/2011 | De: Laís Gonçalves 2º V02
Localizada ao norte do Espírito Santo, Vila Pavão e uma cidade de limites com Nova Venécia, Barra de São Francisco e Ecoporanga, a capital do estado é há 268 quilômetros. Tem 8672 habitantes aonde e equilibrado o percentual em relação a homens e mulheres, já a maior parte da população concentra-se na área rural com aproximadamente 5700 habitantes.
Um projeto vem sendo levantado que é a implantação do pólo industrial, uma área já foi adquirida pela prefeitura juntamente com o governo do estado, que tem uma área de 880 mil metros quadrados no distrito de Córrego Grande. Vila pavão por ser uma cidade com um alto mercado no setor de rochas ornamentais será muito importante que o pólo industrial se desenvolvesse no mesmo, pois alem de trazer benefícios para nos cidadões pavoenses que são a geração de emprego com mãos de obras qualificadas e a renda, alem desses aspectos também outros benefícios como a evolução social e o crescimento econômico. E necessário a implantação desse pólo, pelo fato de termos que exporta a nossa matéria prima, isso faz com que descentraliza-se a geração de renda para outros municípios.
O ponto de partida já foi dado agora e preciso acontecer às próximas etapas que serão as infra-estruturas, o detalhamento tecnológico e econômico, o licenciamento ambiental e a comercialização dos lotes (empresas). Para que possa trazer benefícios também e fundamental o investimento necessário para ajudar, para cultivar o que a de melhor aqui em nosso município, em eixo-estruturante de empresas de rochas ornamentais, complementado com a economia (comercio, indústria).
Industrialização
Data: 16/05/2011 | De: Adriele Silva Ferreira 2º V01
Vila Pavão fica localizada no norte do Espírito Santo. Esse Pólo sério em benefício de Indústria de café é mais comercializado. Iria gerar mais empregos para que saber mexer nas máquinas ia tirar muitas pessoas que não tem um emprego fixo todos os dias. Essa oportunidade vai ter uma qualidade de vida muito melhor para essas pessoas. Como Vila Pavão é um município muito pequeno os governantes e deputados não presta atenção, na boa matéria-prima que tem o granito. Com esse pólo o município de Vila Pavão vai se tornar industrializado. Para mexer nessas novas tecnologias ia precisa de mais o menos umas 300 pessoas. Como hoje em dia a maioria das coisas tem tecnologia que é muito avançada, esses empregos não será tão fácil como pensa tem que ter todos os estudos para colocar as maquina para funcionar. O café da muita mão-de-obra e muito gasto, mas na hora das vendas da pouca renda,porque não tem um pólo, ai tem que ser importado para ser comercializado numa indústria, mas com esse pólo iria resolver todos os problemas principalmente negociarem o próprio café. Com o pólo teremos a facilidade de fazer o beneficiamento do café aqui mesmo, valorizando assim o nosso produto, e atribuindo esse valor irá ter facilidade para negociar o café e com um bom prazo. E assim proporcionar a população uma melhor qualidade de vida.
Industrialização
Data: 16/05/2011 | De: Aniele Braida Pezzin 2º V01
A industrialização é uma das coisas mais importantes para a economia de um lugar, pois a industrialização faz com que há um crescimento na economia. Com a implantação do pólo industrial em vila pavão, irá trazer muitos benefícios tanto financeiros quanto social, pois ele irá gerar emprego para as pessoas e aumentar a economia do município. O crescimento da economia do município pode também beneficiar nas áreas da educação, saúde, etc., pois com o aumento da economia, o investimento nessas áreas pode ser maior melhorando mais. Com isso, a importância do pólo é grande para o desenvolvimento do município trazendo benefícios para varias áreas. Com isso podemos concluir que um pólo em vila pavão mudaria tudo ale dos benefícios também averiam empregos para varias pessoas fazendo com que vila pavão se tornasse uma cidade mais valorizada.
Industrialização
Data: 16/05/2011 | De: Fabiela Reinholz 2º V01
Vila pavão com certeza seria outra cidade se tivesse um pólo industrial construído no norte do estado de espírito santo esse pólo poderia ser de café, pois o café colhido na sua época certa bem maduro, tem um preço maravilhoso e o produtor tem seu dinheiro na hora, porque o café é assim vendeu, recebeu não tem essa de esperar passar dias para receber o pagamento, e além disso e do café que se pode produzir vários produtos. Além disso, ainda poderiam ser empregadas várias pessoas nessas indústrias e essas indústrias trariam vários benefícios para Vila pavão como por, exemplo Vila pavão cresceria , a população aumentaria, espírito santo se tornaria um estado mais popular e conhecido como o estado produtor de café. Mas para que tudo isso pudesse ser feito deveriam ser feitos projetos, onde construir esse pólo? Quantos que custaria construir esse pólo? Isso parece simples, mas não é, e, além disso, tem os seus pontos negativos e positivos. Pontos positivos empregariam várias pessoas, Vila pavão cresceria, teria valorização como uma cidade onde se tem um pólo do café que é um produto muito bom entre outros, mais infelizmente sempre temos os pontos negativos, viriam pessoas estranhas de outros lugares para trabalhar, o aluguel das casas aumentaria, as pessoas de Vila pavão talvez não tivesse qualificação para trabalhar nesse pólo entre outros. Por isso tenho uma opinião de que o café que tomamos todos os dias eu acho que vila pavão se tornaria outra cidade se tivesse um pólo de café, esse produto tão valioso, pois podemos pensar e fazer a conta de que gastamos mais de 50 reais por mês só comprando pó de café poriso podemos perceber que é o café o produto essencial para se montar um pólo de café. então pode concluir que o café e o produto essencial da mesa de qualquer brasileiro ou resumindo o café esta por toda parte do Brasil e ate do mundo porque esse é um produto de grande porte.
Industrialização
Data: 02/05/2011 | De: Professora Marluce Furtado de Oliveira Moronari
O Espírito Santo apesar de ter sofrido um processo de industrialização recente, se comparado com os demais estados da região sudeste, já se organiza para desconcentrar suas atividades industriais do litoral para as regiões interioranas. Os municípios interessados em diversificar suas atividades econômicas já estão se preparando para adequar sua infra-estrutura para atender as necessidades dessa nova economia. Em sua opinião, quais as vantagens e desvantagens da implantação dessa nova atividade no município de Vila Pavão?
Re:Industrialização
Data: 04/05/2011 | De: Maria Gabriela Franklin Gunz
A implantação de um pólo industrial em Vila Pavão poderá trazer diversos benefícios, porém é necessário analisarmos as conseqüências que essa implantação trará para a população. Se ocorrer a implantação do pólo sem a infra-estrutura social e populacional adequada, a população será afetada por diversos problemas como: qualidade indesejável dos serviços de saúde, educação, saneamento básico, isto é, fornecimento de água tratada e encanada, coleta e tratamento de esgotos. Devido ao crescimento populacional proporcionado pela indústria, o número de habitantes também irá aumentar, devido a necessidade de pessoas qualificadas para trabalharem no Pólo Industrial. Pessoas desconhecidas irão vir para a nossa cidade, aumentando o índice de violência, refletido em assaltos, roubos e ao tráfico de drogas. O medo da violência irá alterar a relação das pessoas com o espaço. As vantagens se tornam pequenas diante de tantas desvantagens.
Re:Industrialização
Data: 07/05/2011 | De: Fernanda Conte Menegussi
A implantação de um polo industrial em Vila Pavão terá sua vantagem e desvantagem.
A vantagem é que com novas empresas valorizando principalmente os produtos de nossa região o municipio ficará reconhecido e terá uma renda bem maior para se adaptar as novas mudanças que ocorrerá. Porém haverá uma desvantagem, pois o municipio não está pronto para adquirir essas novas mudaças, porque não tem uma infra estrutura adequada para maior população, com isso irá prejudicar os habitantes daqui. Mas isso pode mudar. É só começar envestir em novas formas de melhoria. Assim o municipio terá uma boa infra estrutura para receber novas empresas no polo, ajudando até mesmo a população.