CEIER Vila Pavão
HISTÓRICO
Os CEIER’s foram criados pela SEDU (Secretaria Estadual de Educação) no ano de 1982, nos municípios de Boa Esperança, Nova Venécia e São Gabriel da Palha, iniciando seu funcionamento nos seguintes anos:
1982 - Boa Esperança
1983 - Nova Venécia / Vila Pavão
1983 - São Gabriel da Palha/Águia Branca
Com a emancipação de Águia Branca e Vila Pavão, os CEIER’s de Nova Venécia e São Gabriel da Palha passaram a pertencer aos municípios emancipados.
Inicialmente os CEIER’s foram mantidos com recursos da SEDU, prefeituras Municipais e comunidade. A partir de 1986 foi firmado um convênio entre a SEDU, as prefeituras municipais e a SEAG (Secretaria Estadual de Agricultura).
O ingresso da SEAG no referido convênio foi motivado pelo trabalho agropecuário desenvolvido nos Centros, com as áreas de demonstração e experimentação desenvolvida dentro de parâmetros agroecológicos e da realidade da agricultura familiar. Através do convênio, a SEAG passou a alocar recursos para o desenvolvimento de técnicas alternativas com agricultores e alunos, permitindo o fortalecimento de atividades de fomento como produção e distribuição de sementes, mudas e reprodutores; atividades de experimentação e extensão em conjunto com outras entidades.
A proposta pedagógica dos CEIER’s desde o início foi construída pelo esforço das equipes. Ela foi construída aos poucos, sendo que no período de 1992/93, os CEIER’s solicitaram e passaram a receber o apoio da SEAMA (Secretaria Estadual de Agricultura e Meio Ambiente) no seu trabalho pedagógico/ambiental, intensificando a ação interdisciplinar, bem como o aprimoramento de outras práticas pedagógicas. Tendo neste período um reconhecimento internacional através do projeto em conjunto com a SEAMA que visava à necessidade de aprimorar a consciência ecológica no meio rural. O reconhecimento se deu através da Revista Seleções Readers Digest, editada em Portugal, em 17 (dezessete) idiomas. O projeto contou também com apoio técnico da Alemanha e de outros países de primeiro mundo.
Os CEIER’s têm como objetivo específico à formação integral do educando, propiciando oportunidades para o desenvolvimento da autoconfiança, do pensamento crítico, da iniciativa, da criatividade, da cooperação, da responsabilidade, do respeito pela natureza e pelo semelhante, bem como auto-avaliação e auto crítica, respeitando as potencialidades individuais, efetivando assim uma educação diferenciada que privilegie á filhos dos agricultores familiares, ou seja, um Centro Integrado que tenha como filosofia a “Agroecologia”, com atividades que vão desde o desenvolvimento de uma agricultura alternativa que utiliza recursos disponíveis na propriedade e que respeite a natureza, até uma extensa programação que envolve o bom funcionamento da comunidade como Centro Integrado que é. Atividades estas que envolvem coordenação dos Temas Geradores (solo, água, agrofloresta e questões agrárias) e Transversais (palestras, visitas de estudos, viagens, encerramento de bimestre), Interdisciplinaridade, registro das atividades efetivadas, adequação e elaboração de materiais didáticos, Grêmio Estudantil, organização da biblioteca e videoteca, Estudo dirigido, Encontro dos 3 CEIER’s, Dias de Estudo, Datas Comemorativas, organização interna e acompanhamento das atividades diárias dos alunos (Plantão), ornamentação da Escola, Trabalhos Manuais, Coordenação do Refeitório, Projeto de Educação Religiosa, Laboratório de Informática Educativa (Projetos, cursos, Internet, atendimento a comunidade), Horta Medicinal, UDEP’s (Unidades de Demonstração, Produção e Experimentação), Assistência técnica a agricultores, Cursos e palestras para agricultores familiares (Parcerias – SMAMA, INCAPER, ACESA, ASA, etc), visita á pais de alunos, jogos estudantis, jardinagem, etc.
Os trabalhos nos Centros Estaduais Integrados de Educação Rural - CEIER’s, não se restringem à sua clientela específica, alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e Ensino Profissional, mas a seus familiares, aos agricultores, às escolas rurais Unidoscentes/Pluridoscentes, bem como às entidades comprometidas com a problemática do pequeno agricultor e do Meio Ambiente.