O Projeto
A escola vive atualmente um desafio: acompanhar a velocidades das informações que circulam nos diversos ambientes, seja eles virtuais ou não, as transformações referidas são extremamente impactantes, principalmente quando potencializadas pelas redes de comunicação.
O uso da internet como ferramenta de interação social promoveu uma nova interpretação e reorganização das relações sociais criadas nos chamados ciberespaços, que segundo Kellogg (1992) essa nova realidade onde o espaço físico tridimensional ganha uma nova camada eletrônica, onde o contato entre as diversas realidades possibilitou a construção de um novo tipo de “espaço” onde iniciamos um processo de colonização/ exploração. Ao “virtualizarmos” esse novo espaço, torna-se também necessários criar novos conceitos a serem empregados nessa categoria de espaço.
O papel da geografia frente a essa nova realidade é de fundamental importância, pois seria quase impossível falarmos de ciberespaço sem mencionar a Geografia e seu papel de estudo e compreensão dessa nova realidade.
Potencializar os alunos na leitura e interpretação do ciberespaço tornando-os sujeitos de uma nova realidade virtual é um grande desafio para os professores do século XXI, pois essa nova era tecnológica divide as pessoas em dois grupos distintos: os fornecedores de informações e os dependentes dessas informações. A escola, mais precisamente a geografia deve fornecer mecanismos para que o aluno ao mesmo tempo em que saibam selecionar as informações disponíveis também saiba produzir novas informações.
Essa nova realidade rompe drasticamente com a forma de aprendizagem compreendida como realidade objetiva e o raciocínio analógico para uma realidade subjetiva e raciocínio digital, isto significa uma ruptura do pensamento continuísta baseado na lógica cartesiana (o quê, por quê, para quê, como, onde e quando?).
O ato de romper com a forma tradicional de aprender, fazer e de criar modelos prontos e acabados, exige uma necessária revisão nas práticas educativas, onde o tempo e a hora tornam-se conceitos abstratos sendo fundamental a construção, juntamente com esses novos espaços, de novas formas de compreender o tempo tão dinâmicos quanto a velocidades da informações que nos chegam.
Histórico do Projeto
O projeto nasceu da necessidade de criar uma rede de informações entre as escolas da rede estadual do Espírito Santo, onde alunos e professores possam utilizar um espaço virtual, sendo esse construído e reconstruído durante o processo de ensino/ aprendizagem. O projeto iniciou no mês de Março de 2011 e já está atendendo as expectativas esperadas.
Nossos Usuários
Atualmente observamos uma dificuldade em despertar o interesse das pessoas e principalmente dos alunos em relação ao meio ambiente e suas tecnologias, desta forma, os alunos e cidadãos em geral são os nossos usuários, os nossos alvos.
O Projeto na verdade funcionará como um elo entre as diversas áreas de conhecimento, dessa forma o site agregará debates sobre diversos temas ligados ao nosso dia-a-dia, tendo como foco principal a construção de novos conhecimentos que subsidiará a produção de trabalhos acadêmicos, vídeos e documentários, sendo, portanto um verdadeiro espaço democrático, uma nova sociedade virtual.