Projeto Educação Ambiental: da Teoria à Prática

Falar em educação ambiental nas escolas é um fato que acontece todos os anos, seja na forma de temas transversais ou em algum conteúdo de disciplinas do núcleo comum. No entanto, não é suficiente para promover uma sensibilização do indivíduo quando a necessidade de preservar os recursos naturais que garantem a vida no planeta. É necessário que cada cidadão seja sensibilizado para questões como, o consumismo desenfreado e o desperdício.

A cada dia nos deparamos com novos produtos tecnológicos. Vemos como ultrapassado o que adquirimos há pouco tempo e que ainda satisfaz nossa necessidade. A necessidade do consumo aliada ao aumento do poder aquisitivo leva- nos a comprar mesmo que não seja prioridade no momento, gerando assim, um amontoado de coisas velhas que são descartadas sem a menor preocupação com o ambiente.

A tecnologia é uma forte aliada da sociedade que vive em constante transformação, onde as pessoas necessitam de praticidade para acompanhar o seu ritmo diário de trabalho e lazer. No entanto acompanhada dessa tecnologia vêm às conseqüências de um desenvolvimento sem uma consciência ambiental. Esse fato pode ser verificado quando encontramos lixões a céu aberto, mesmo sabendo de todas as conseqüências da exposição do lixo, como a contaminação do solo e dos recursos hídricos, bem como outras formas de poluição.

 A sociedade parece se omitir quanto à existência de lixões para o descarte do lixo. A quantidade e o tipo de lixo encontrado em lixões podem mostrar muito de uma sociedade, como a falta de uma educação que traduz na prática o que muitas vezes é vista na teoria. Mudar essa realidade não é uma tarefa fácil, pois requer uma mudança de comportamento, que em muito contraria as normas do mercado capitalista. A educação ambiental tem esse papel “mudar comportamentos pré-estabelecidos pelo sistema’ E CONSTRUIR NOVOS PARADIGMAS DE DESENVOLVIMENTO’”.

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