Estudos sobre o clima

O clima é resultado de um equilíbrio sensível entre diversos fatores, alguns desses fatores estão sendo alterados pelas ações do homem. O filme "Um dia depois do amanhã"  faz uma abordagem a interferencia do homem no equilibrio das corretes marítimas, provocando desequilíbrio climático em escala global. Na sua opinião, qual a origem dos problemas climáticos apresentados no filme? Como podemos evitar os problemas  abordados no filme? O aumento do nivel do mar teve alguma relação com o desequilíbrio do clima? Explique.

Respostas:

clima

Data: 25/11/2012 | De: hv

mt bom

biosferre e biociclos

Data: 22/03/2012 | De: raquel

relacione biosferre com biociclo ? ñ enendi nada :(

Clima

Data: 07/12/2011 | De: Daniely

A Corrente do Golfo e a Corrente do Atlântico Norte geram um fluxo de água quente em frente ao Pólo Norte, que por sua vez cria um fluxo de ar quente que ’segura’ a massa de ar polar. Isso evita o super resfriamento do Hemisfério Norte. Com esse desequilíbrio, a barreira deixa de existir e libera o fluxo de ar congelado em direção ao sul, causando uma queda drástica de temperatura. Ironicamente, o aquecimento global causaria uma nova Era Glacial. O filme tentar mostra isso pra seu publico, mostrando oque pode acontecer.
Um exemplo disto são as correntes do Atlântico norte que fazem o transporte de calor dos trópicos para as regiões polares. A água aquecida ao se aproximar dos pólos perde calor, aumenta sua densidade e vai para o fundo, retornando para as regiões tropicais, mantendo assim o “transporte de temperatura” ativo. Já com o aquecimento global, há um aquecimento da superfície do mar, somado ainda ao derretimento das geleiras e o aumento de temperatura, o que tenderia a reduzir a velocidade dessas correntes marítimas que fazem a troca de calor entre zonas, em um nível exagerado estas correntes chegariam a parar
Assim como foi retratado no filme “um dia depois de amanhã”, mostrando o descontrole das correntes marítimas ocasionando tornados, terremotos, e principalmente descontrole do nível do mar. Com esse desnível boa parte da superfície terrestre fica submersa á água destruindo tudo o que estiver à frente.
No filme que nos assistimos no primeiro momento a plataforma se solto, isso ocorreu pelo aquecimento global que esta derretendo as calotas polares.

so cnsg postar iss hj .. ja tentei faz tmp

clima

Data: 30/11/2011 | De: jocileni pacanhã dis

Diante de tantos problemas no mundo o filme relatou um acontecimento que não aconteceu, mas poderá acontecer se não cuidarmos do planeta agora.
Você já se perguntou por que todas as pessoas procuram uma vaga na sombra para estacionar o carro num dia ensolarado?
Porque o interior desse carro ficou quente e abafado?
Pois é isso que esta acontecendo com o planeta.
O carro seria como uma estufa, onde os raios solares entram pelo vidro, mas o calor não consegue sair.
O efeito estufa é um fenômeno natural e fundamental para a vida na terra. Eles retêm o calor irradiado pela superfície terrestre e pelas partículas de gases e de água em suspensão na atmosfera.
A conseqüência é a manutenção do equilíbrio térmico do planeta. Mas o problema não esta no efeito estufa, mas sim na sua intensificação, causada pelo desequilíbrio da composição atmosférica.
Ou seja, somos nos seres humanos que estamos destruindo o nosso planeta.
Através do crescente despejo de certos gases como o metano, os clorofluorcarbonos (CFCs) e, principalmente, o dióxido de carbono, que tem capacidade de absorver calor.
Esta retendo mais calor do que o deveria em seu estado natural.
E isso levou o planeta á elevação da temperatura, que por conseqüência levaria ao derretimento da camada que recobre as terras polares e da dilatação da água nos mares, o derretimento das calotas de gelo. Que provocaria o aumento do nível do mar.Onde assim,ocorreria o que aconteceu no filme,a destruição de cidades litorâneas,vários transtornos,feridos e muitas mortes.
E é por isso que devemos mudar os nossos hábitos e praticar gestos pequenos, para nós, mas grande para a sobrevivência do planeta.
Como: Usar bicombustíveis ao invés de combustíveis fósseis; ir ao trabalho de bicicleta ou pegar uma carona com um amigo de trabalho, para ter menos um carro circulando; Aproveitar a energia solar nos lugares fechados para não gastar energia e se possível usar lâmpadas fluorescentes; gastar menos os materiais que não dá para reciclar ou que demore muito pra se decompor; plantar árvores e não colocar fogo em plantações ou florestas e matas...
É isso que devemos fazer para melhorar o mundo e nossas vidas.
Fazer parte das pessoas que ajudam a melhorar o mundo é uma obrigação e não um pedido...
Então é melhor fazer sua parte para não acontecer um desastre.

clima

Data: 30/11/2011 | De: Cristiane Serafim de Souza

Devido à ação humana, hoje o Planeta Terra sofre as conseqüências! Por causa do consumismo desenfreado, da vontade de crescer, de expandir o negocio, de ficar rico, o homem não pensou muito nas conseqüências que sofreria, usou e abusou dos recursos naturais de todas as maneiras que poderia, matando, desmatando, destruindo, poluindo, acabando pouco a pouco com os recursos naturais não pensando no amanhã.

O filme " Um dia depois do amanha" nos da apenas uma amostra do que estar por aconter com nós, se não pararmos e pensarmos no nosso comportamento diante do nosso meio ambiente.O filme retrata no começo uma pequena chuva de granizo depois tsunamis e em seguida com o derretimentos das geleiras uma grande elvação no niveo do mar destruindo toda a cidade.

Isso tudo pode acontecer conosco se não pararmos de destruir o nosso bem mais precioso que é a nossa própria vida (meio ambiente).

Clima

Data: 30/11/2011 | De: Ednilson Durães

O filme retrata os impactos ambientais causados pela ação humana , como a poluição do meio ambiente.O filme primeiramente começa com uma pequena chuva de granizo acompanhada de tsunamis e logom em seguida uma grande elevação no niveo do mar causando uma catastrofe em toda a cidade.

O aumento do nível do mar, talvez seja a conseqüência mais comentada atualmente. Por causa do derretimento das geleiras está sendo despejada muita água doce nos oceanos.Aumentos na temperatura muitas vezes classificados por nós como insignificantes,podem contribuir para o aumento do nível dos oceanos e ainda contribuir para a devastação de um habitat natural nas regiões polares.

Para evitarmos esses desastres é presiso persarmos nas nossas atitudes e corrigirmos para que não seja tarde demais, pois além de nós temos uma geração ainda pela frente que espera um mundo melhor.


Clima

Data: 30/11/2011 | De: Aline Sayonara 2ºN01

O filme UM DIA DEPOIS DE AMANHÃ mostra como o nosso planeta pode ficar se continuarmos agindo assim, aquilo tudo que aconteceu foi devido á elevação da temperatura, que provocou um desequilíbrio considerável que deixou o clima da terra muito instável á ponto de provocar grandes alterações nas correntes marítimas do hemisfério norte. Com isso a temperatura foi caindo.
Para evitarmos problemas assim como esse no clima é necessário que nos conscientizamos e evitamos a poluição que tanto provocamos no dia-a-dia. Podendo evitar carros em grande quantidade nas ruas, queima do meio ambiente, pois isso tudo ajuda a destruir a camada de ozônio.
Com essa forma acelerada de destruição faremos com que o aumento do nível do mar foi causado devido a uma alteração no clima como já foi dito acima, um super aquecimento nas regiões polares fez com que derretesse as calotas de gelo criando gigantescos Tsunamis que invadiram cidades e estados, arrastando o que tinha pela frente. Então vamos pensar bem antes de agir.




clima

Data: 29/11/2011 | De: Lais Gonçalves Francisco 2°V02

O filme um dia depois de amanhã iniciado a parti da combinação dos diversos efeitos climáticos severos, cujas causas estão ligadas ao super aquecimento do globo terrestre, utilizada a hipótese, mas visível, que é o deslocamento e descongelamento das gigantes placas das geleiras do pólo norte. Uma nova visão de como tudo vai termina, através da ameaça que apresenta a natureza descontrolada, razão dos constantes ataques sofridos pela mão do homem no decorrer dos séculos. E hoje já podemos ver o começo disso tudo, a poluição dos mares, dos rios, o desmatamento isso tudo esta sendo muito constante, esta dominando o mundo de uma maneira muito rápida trazendo consigo efeitos visíveis que e a chuva e a inundação cada vez mais frequente, áreas secas que estão expandindo; Os efeitos climáticos têm a tendência de fica cada vez mais freqüentes e extremos e com isso o aquecimento global cada vez maior podendo provocar consequências muito trágicas para nos e principalmente para a natureza que serão os incêndios florestais de difícil de controle, o avanço cada vez maior do mar sobre os rios e o litoral, escassez de água potável, e uma das mais prejudiciais e a destruição de habitats e a conseqüente perda de biodiversidade que ira afetar o ecossistema. E nos somos os mais responsáveis por isso esta acontecendo, devemos tomar medidas para ajudar a terra, pois precisamos dela para viver, devemos começa agora pois os efeitos climáticos estão ai nos rodeando e para ajudá-lo basta mudanças em muitos hábitos de consumo, vamos parar de poluir o bem maior pois a terra pede socorro.

Estudos sobre o Clima.

Data: 29/11/2011 | De: Fabiany D. Costa - 2º N01

Para entender o que nos é proposto no filme, primeiramente é interessante observarmos um fenômeno comumente comentado, porém que poucos realmente entendem do que se trata: o aquecimento global. Em uma linguagem simples, a radiação solar vem na forma de ondas de luz e isso aquece a Terra, parte dessa radiação que é absorvida é irradiada de volta ao espaço em forma de radiação infravermelha, e outra parte fica presa por uma “camada protetora”, o que é uma coisa positiva, porque mantêm a temperatura do planeta dentro de certos limites relativamente constantes e aceitáveis. Mas o problema é que essa camada fina da atmosfera está engrossando devido à poluição que chega até ela (um exemplo seriam as emissões de gases como dióxido de carbono e gás metano) e, em virtude disso, retendo mais radiação, o que provoca um aumento na temperatura do planeta. Especula-se que a temperatura média da Terra deva aumentar entre 3°C e 5°C até o final deste século. O aumento de temperatura provocaria uma série de alterações climáticas, dentre elas, a que daremos mais destaque é o derretimento das calotas polares. Com o derretimento das geleiras, 33 milhões de quilômetros cúbicos de água que iriam parar nos oceanos, o que causaria um aumento de 92 metros no nível do mar. Além de ser suficiente para encobrir cidades inteiras, haveria inversão de correntes marítimas, um dos principais fatores responsáveis pelo equilíbrio do clima. Um exemplo disto são as correntes do Atlântico norte que fazem o transporte de calor dos trópicos para as regiões polares. A água aquecida ao se aproximar dos pólos perde calor, aumenta sua densidade e vai para o fundo, retornando para as regiões tropicais, mantendo assim o “transporte de temperatura” ativo. Já com o aquecimento global, há um aquecimento da superfície do mar, somado ainda ao derretimento das geleiras e o aumento de temperatura, o que tenderia a reduzir a velocidade dessas correntes marítimas que fazem a troca de calor entre zonas, em um nível exagerado estas correntes chegariam a parar (como é apresentado no filme). Sem o transporte de calor de uma região para outra, seria possível o avanço do frio até as regiões equatoriais, fato que já aconteceu na última glaciação. Associado à isso, ainda temos uma “descoordenação” entre massas de ar, causando um altíssimo número de tornados e furacões, dentro outras catástrofes que, por sinal, foram muito bem exploradas pelo filme. Claro que por se tratar de um filme de ficção científico apocalíptico e pós-apocalíptico, as alterações climáticas e as conseqüências das mesmas foram tratadas de forma exagerada e impactante, mas não deixa de ser um alerta. Já existem acordos e discussões internacionais com o intuito de reduzir as emissões de “gases estufa” como, por exemplo, o Protocolo de Kyoto, mas é preciso muito mais para que se possa frear esse descontrolado meio de autodestruição ao qual iniciamos.

Clima

Data: 29/11/2011 | De: Gerliane Schultz

Para começar vamos fazer um preve relato o que ocorrer no filme, com o clima e seus efeitos: com o aumento do aquecimento global e o derretimento das calotas polares, o excesso de água doce nos oceanos causará o desequilíbrio entre água doce e salgada, alterando a Corrente do Atlântico Norte.

A Corrente do Golfo e a Corrente do Atlântico Norte geram um fluxo de água quente em frente ao Pólo Norte, que por sua vez cria um fluxo de ar quente que ’segura’ a massa de ar polar. Isso evita o super resfriamento do Hemisfério Norte. Com esse desequilíbrio, a barreira deixa de existir e libera o fluxo de ar congelado em direção ao sul, causando uma queda drástica de temperatura. Ironicamente, o aquecimento global causaria uma nova Era Glacial. O filme tentar mostra isso pra seu publico, mostrando oque pode acontecer.


No site CISCI, há uma análise científica de alguns aspectos do filme. Em resumo, há 90% de probabilidade de conexão entre o aquecimento global e o consumo de combustíveis fósseis pelos humanos, e a consequente emissão de carbono. Apesar do resfriamento causado pelo aquecimento global ser possível em teoria, a temperatura média do planeta irá ficar mais quente, e não mais fria. Pelo menos, nos próximos séculos.

Até o ano 2100 prevê-se um aumento entre 1,1 e 6,4 graus Celsius nas temperaturas mundiais. Se todo o gelo dos pólos derretesse, o nível dos oceanos poderia aumentar até 90 metros. Um aumento de 15 metros no nível do mar, como mostrado no filme, é possível, mas não tão rápido. Isso demoraria algumas décadas para acontecer.

Como vimos, o aquecimento global já está acontecendo, e está diretamente ligado à emissão de carbono. Apesar de muitas pessoas culparem a explosão demográfica pelas mudanças climáticas, o verdadeiro culpado é o consumo, não a população
Outra coisa que podemos notar é que pesquisas mostra que a pequena parcela de consumidores muito ricos causa mais dano ao meio ambiente que uma grande população de pessoas pobres com quase nenhum consumo e emissão de carbono. Os locais com maior crescimento populacional também são os com menor aumento de produção de dióxido de carbono, e vice-versa. Entre 1980 e 2005, a África sub-saariana produziu 18,5% do crescimento populacional e apenas 2,4% do aumento de CO2. Por sua vez, a América do Norte respondeu por 4% do aumento populacional, mas por 14% das emissões de carbono. Um sexto da população mundial é tão pobre que não produz emissões significativas de carbono.

Como exemplo do extremo oposto, Monbiot cita os grandes iates de luxo, como o Wally Power 118, que consome 3.400 litros de combustível por hora na velocidade de 60 nós. Isso significa 31 litros por quilômetro, ou quase um litro por segundo. Somado aos acabamentos de luxo, jet skis, helicóptero particular, caviar beluga e sushi de salmão, o proprietário de um desses iates causa mais dano à biosfera em dez minutos que muitos africanos causariam em toda sua vida.

Apesar das taxas médias de natalidade estarem diminuindo em toda parte, a população mundial continua a aumentar. A maior parte do crescimento populacional está entre as pessoas que não consomem quase nada. As pessoas têm menos filhos quando ficam mais ricas, mas não diminuem seu consumo; pelo contrário, elas consomem mais. Ironicamente, a camada mais rica da população mundial não reconhece que pode estar causando tal dano ao meio ambiente, e prefere culpar os bilhões de pessoas que vivem na Índia e na China pelo aquecimento global. Claro que, se esses bilhões tivessem o estilo de vida (e consumo) ocidental, o planeta não suportaria.

E o que podemos fazer? Além de, através do poder da opinião pública, pressionar os governos a aprovar as leis necessárias, reduzir o desmatamento e reduzir as emissões de carbono de indústrias e dos grandes consumidores, também podemos fazer a nossa parte.

Algumas atitudes individuais podem ajudar, como reduzir o uso do automóvel, reciclar tudo o que for possível, reduzir o consumo de plásticos, diminuir o consumo de eletricidade, comer menos (ou nenhuma) carne, usar a energia solar para aquecimento de água e diminuir as viagens, especialmente de avião

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Novo comentário


Crie um site grátis Webnode