Se no nosso município houvesse um Pólo Industrial, poderia ser bem melhor, pois muitas pessoas poderiam trabalhar nesse local. O Pólo Industrial não é um Pólo qualquer, seria um local onde teria varias formas de trabalho, como fabrica de roupas, fabricas de calçados, tecido em geral, entre outros.
Em nosso município, embora tenha passado por importantes períodos de crescimento foi bem aproveitado, mas com o passar dos tempos nosso município foi afundando, ou seja, se acabando. Com esse acontecimento, se houvesse um Pólo Industrial muitas coisas iriam mudar, como por exemplo, os empregos, muitas pessoas não iriam ficar desempregadas, e muitos teriam seu próprio desenvolvimento.
Muitos investimentos, e muitos produtos industrializados poderiam ser bem mais barato devido a sua economia. Devido os investimentos e os produtos serem mais baratos, poderia muitas pessoas utilizarem os investimentos.
No nosso município, o produto mais cultivado é o café, com os investimentos do Pólo Industrial muitos cafeicultores poderiam utilizar mais investimentos e com isso poderia parar com o sofrimento que tem em suas terras.
Nos pontos negativos pode causar muitas vindas de pessoas de fora e pessoas estranhas dificultando a liberdade do município. Essas pessoas podem atrapalhar os pontos positivos, onde pode haver muitas ladroagens onde poderá dificultar as atividades industrializadas.
Dynhene Terra dos Santos 2º V01
INDUSTRIALIZAÇÃO
Re:Industrialização
Data: 16/05/2011 | De: Dynhene Terra dos Santos 2ºV01
Re:Industrialização
Data: 16/05/2011 | De: Everson Kraser Reinholz 2ºV01
O Pólo indústria que será construído em Vila Pavão será ótimo para diversificação da agricultura local. Supondo que se estale uma companhia de estação poupa de laranja, a nossa região terá que plantar pés de laranja para que a industrie tenha matéria prima, mesas plantações será necessário pessoas para trabalhar, assim muitas pessoas serão contratadas
Mas não somente para a agricultura, estabelecendo-se uma indústria têxtil ou de eletro domésticos, o custo para a compra, será mais baixo. Isso porque não e necessário o trampote por caminhões.
Também, essas indústrias pagão impostos. Esses impostos são utilizados para a melhora da estrutura do nunicipio, como para causar ruas, melhorar o atendimento nos postos de saúde e na educação.
Essa e a minha opinião sobre o assunto (O POLO INDUSTRIAL DE VILA PAVÂO). Tomara que a melhora aconteça e o nunicipio continue a crescer, melhorando a educação a saúde e tudo que for preciso para que o nunicipio seja conhecido e assim melhore.
Re:Industrialização
Data: 16/05/2011 | De: Bruno Saibel Uliana 2º V01
Uma maneira de uma região se desenvolver é com a implantação de um pólo industrial. É por esse motivo que em Vila Pavão esta para ser implantado o pólo industrial. A implantação de o pólo ira trazer vários benefícios e alguns problemas a nossa região.
Acredito que as áreas de cafeicultura serão a que mais se desenvolvera no pólo, devido ao fato de que o beneficiamento do café esta em toda a parte desde muito tempo atrás se desenvolvendo na região de Vila Pavão.
Em conseqüência da implantação do pólo será gerado um numero muito grande de empregos, fazendo com que automaticamente a cidade aumente de tamanho pela vinda de pessoas de outros lugares a procura de emprego, inclusive secundário, aonde as pessoas vêm para trabalhar nas lavouras colhendo, pulverizando entre outros.
Com certeza se for instalado no pólo, indústrias voltadas para o beneficiamento do café, seria a mais procurado, pois há um numero muito grande de propriedades que já desfrutam da pratica do café. Isso também iria favorecer o produtor que não precisaria vender o produto para regiões distantes para serem industrializados.
Por fim podemos concluir que é necessária a presença do pólo na região pela facilidade da industrialização dos produtos, mas só teremos certeza se será bom ou ruim quando estiver implantado o “nosso “pólo industrial.
Re:Industrialização
Data: 16/05/2011 | De: Higo Nunes de Aguiar 2º V01
O pólo industrial de Vila Pavão esta para ser implantada a vários anos pois o governo junto com a população deveria fazer com que esse projeto saísse do papel e virar realidade.
O prefeito teria que investir na cidade para atrair muitas empresas para ter de todo tipo de indústria, mas o forte seria o café, o granito, e a criação de gado, porque o que mais se destaca no município de Vila Pavão são esses tipo de atividade e isso também iria alavancar o crescimento econômico de Vila Pavão.
O Espírito Santo e dividido em 3ª parte, 1ª parte e a litorânea, 2ª parte tabuleiro, 3ª litorânea. Vila Pavão esta localizado entre a 2ª e a 3ª parte, a onde na 2ª parte o clima e mais favorável para as lavouras de café, criação de gado e a 3ª parte onde tem também a muita extração de granito e criação de gado, mas nessas eras a onde tem muitas pedreiras não e indicado a plantação de café por que pode danificar as lavouras. Por essas circunstâncias que afirmo que a indústria dessa atividade citada à cima seria de muita ajuda para o município de Vila Pavão que iria gerar muitos empregos e renda para a população e uma grande economia para o município.
Pois com essas atividades industriais muito lucrativas em mão deveria ter indústrias como: tias para serragem e polimento de granitos, indústrias para desculpar o café par ficar com a qualidade e o preço melhor, frigorífica e matador de bovinos.
Re:Re:Industrialização
Data: 16/05/2011 | De: Welliton Brito da Silveira 2ºV01
O Brasil está cada vez mais exportando é importando, devido ao grande aumento da industrialização, é a implantação dos pólos industriais em diversas cidades do Brasil é isso acaba gerando emprego e renda, mas isso tudo traz diversas conseqüências.
Em Vila Pavão não seria diferente a implantação de um pólo industrial, seja ele de café ou de granito que são os que dão mais renda. Com a implantação desse pólo industrial haveria uma procura maior de pessoa especializada para trabalhar, caso eles não achasse pessoas da região local, viria pessoas do exterior ou do interior para ocupar essas vagas é com isso aumentaria o nível da população de Vila Pavão é também aumentaria o preço do aluguel, por que haveria uma procura maior de casas é com isso viria pessoas com más intenções ou seja que iria vim só para roubar .
Sem dizer que acabaria prejudicando o meio ambiente, por exemplo, com o aumento de pessoas, iria ter um consumo maior de produtos comercializados com embalagens plásticas que acabaria parando em locais impróprios como beiradas de córregos, que poderia causar inundações na época de chuva. Por isso que eu digo para implantar um pólo industrial a pessoa não basta querer ele tem que saber o que está fazendo. Por que ele não vai prejudica só as pessoas da aquela área más também o ecossistema com diversos tipos de poluição que acabaria prejudicando o ar a água ou a terra.
Re:Industrialização
Data: 16/05/2011 | De: Amanda Pagung Borges 2º V01
O município de Vila Pavão tem grandes potencialidades para se desenvolver em vários aspectos econômicos, como por exemplo: com a construção de um Pólo Industrial, ele vai contribuir muito para o crescimento e desenvolvimento de nosso município.
O município de Vila Pavão já industrializa os produtos de forma artesanal, mas com a construção do pólo industrial haverá o crescimento econômico que todos nos idealizamos. E fazendo com que Vila Pavão seja conhecida em demais regiões do estado do Espírito Santo.
Re:Industrialização
Data: 16/05/2011 | De: Taynara Leal de Castro
Vila pavão é um município localizado ao norte do estado do Espírito Santo segundo o censo do IBGE 2010 possui 8.672 habitantes. Cerca de 80% dessa população o que equivale á 6.764 vive na zona rural, dando destaque para agricultura familiar. São muitos os proprietários de terras que cultivam produtos próprios para o consumo utilizando mão de obra familiar, produtos como: maracujá, manga, banana, e muitos outros..., que são levados para a casa do produtor e comercializados sem nenhum processo industrial, mas o que mais se destaca devido ao ótimo clima tropical dessa região, são as terras boas para o plantio do café.
O que vem aumentando cada vez mais é o numero de proprietários de terras investindo no café, pois é um produto que traz altos lucros para o produtor, como é o caso do café mais produzido, o conilon que varia atualmente de R$ 210,00 á R$ 215,00 a saca segundo a Cooabriel.
Mas essa é uma riqueza que não fica concentrada totalmente dentro do próprio município por falta de empresas que possam realizar os processos como: a secagem, a pilagem, a moagem, agregando o valor ao produto in natura depois da colheita do mesmo.
Em meio à necessidade dessas matérias primas como o café não serem vendidos para outros municípios como o de são Mateus, surgiu então à idéia de criar o pólo industrial de vila Pavão; a prefeitura municipal junto com o governo do estado adquiriu um terreno dia 14 de setembro de 2008.
Esse pólo vai ser muito importantes para varias áreas econômicas como: O reconhecimento desse município; pois como o mercado do café vai se estender mais, irão vir muitos turistas, e também pessoas em busca desses novos empregos que vão ser gerados nas indústrias, com esse grande número de pessoas aumentando, automaticamente irá aumentar também a arrecadação de impostos, além desse município crescer muito economicamente.
Essa idéia lançada vai ser boa também para a população, pois as pessoas para ingressar em uma empresa vão precisar de bons cursos profissionalizantes nesse ramo “cafeeiro”. E principalmente aos jovens que ao terminarem o Ensino Médio poucos têm a chance de terem um emprego fixo com carteira assinada, as maiorias dos jovens vão trabalhar com os pais nas suas terras, e poucos tem a chance de trabalhar nos comércios ou vão para outras cidades em busca de um futuro melhor. E com essa implantação muitos terão o direito de ter um emprego fixo dentro mesmo de sua cidade, melhorando no geral a vida de muitos.
Re:Industrialização
Data: 16/05/2011 | De: Lucilane Verneck Pionte Koske
Ao norte do Espírito Santo, fazendo divisa com os municípios de Nova Venécia, Ecoporanga e Barra de São Francisco, encontra-se o pequeno município de Vila Pavão. Com seus 8672 habitantes é conhecido basicamente pela grande variedade cultural, como as danças, a culinária, como o brote. as três etnias predominantes; Pomerano, Italiano e Africano.Este município é cercado por um muro natural de rochas com um clima tropical,o que favorece bastante a agricultura.
Vem sendo desenvolvido um projeto de implantação de um Pólo Industrial na cidade à rodovia que liga Vila Pavão a Nova Venécia, que tem como objetivo a melhoria da economia pavoense. O projeto tem tudo a dar certo, dependendo é claro do tipo de industrialização, como a área fica à beira da estrada asfaltada, seria mais fácil para a entrada de caminhões para serem transportados os materiais produzidos.
O município possui grande quantidade de rochas no seu entorno que favorecem o processo de industrialização de granito. No município prevalecem quatro tipos de granito; o Branco Samoa, Verde Pavão, Ouro Brasil e o Diáro Napoleone. Por serem de alta e boa qualidade eles são exportados em sua maioria para o município de Cachoeiro de Itapemirim no estado mesmo, e até mesmo para fora do país; para China, Rússia, Japão, Itália, Estados Unidos...
O tipo de granito mais caro tanto para exportação quanto comercial, é o Diáro Napoleone, que custa em média 750 dólares o metro da pedra já polida, e 450 dólares comerciais. Já os outros variam de 320 a 550 reais no material bruto, de exportação e, 60 á 80 reais o metro da pedra polida. São materiais com preços bem altos que com a venda deles trazem muitos lucros.
Se fosse então trabalhados com industrialização de rochas ornamentais iria aproveitar uma matéria prima fácil de encontrar em Vila Pavão. Mas se for de qualquer outro tipo industrialização, a implantação deste pólo poderá também de qualquer forma,gerar empregos,capacitar jovens através de cursos profissionalizantes,fazer com que a cidade tenha maior reconhecimento,através das vendas dos produtos e com compradores visitando o local.
Enfim a população pavoense espera com ansiedade a conclusão do projeto com expectativa de melhoria para a população e para o município.
Re:Industrialização
Data: 16/05/2011 | De: Thais Cardoso 2ºV02
Vila Pavão é uma pequena cidade formada por 8.705 habitantes segundo os dados do IBGE, formado por italianos, africanos e destacam os Pomeranos. Localizada ao norte do Espírito Santo, fazendo divisa com Barra de São Francisco, Nova Venécia e Ecoporanga, o município é um lugar que constitui poucas fontes de rendas, a agricultura familiar passou a ser uma fonte de subsistência da economia do município, o comercio é uma forma de geração de empregos que trás muitos benefícios a cidade.
O comercio de Vila Pavão é, mas familiar, todos comerciantes do município seus familiares que trabalham. Além da agricultura familiar e o comercio do município temos as pedreiras que é uma fonte de empregos para a população, dando oportunidade de trabalho.
A implantação do pólo industrial na rodovia que liga Vila Pavão a Nova Venécia trará melhorias a cidade. Para que isso aconteça é preciso de uma infra-estrutura adequada, estradas acessíveis, água, energia, telecomunicação e transporte.
Esse pólo industrial tem parceria com o estado ajudando a estender o terreno preciso da área de 880 mil metros quadrado, localizado no córrego grande, temos a prefeitura com a parceria com o SUPPIN (superintendência dos projetos de polarização industrial) que ajudou a encontrar uma localização adequada com uma infra-estrutura de melhor localidade.
Esse pólo industrial ajudara na valorização da cidade, trazendo mais fontes de empregos, novos investimentos que promoverá descentralização do crescimento econômico e aumento da população.
A geração de variedades de emprego, sendo assim a mão de obra qualificada virá de fora, pelo fato do município não fornecer cursos profissionalizantes, mas com o tempo a população vai se organizando para a qualificação.
Com a implantação do pólo e com a sua geração de emprego isso se torna uma forma de incentivo para os jovens do município, que muitas vezes vão para fora para encontra um custo de vida melhor, onde terá mais fontes de empregos é uma grande forma de continuar vivendo na cidade, levando uma vida melhor no qual cada um poderá planejar sua vida tendo financeiramente um retorno para ter uma vida estável.
Não significa que com a construção do pólo industrial irá acabar com o desemprego, oferecerá trabalho digno a todos, mas precisa-se estar ciente que é uma empresa com ofertas de trabalhos, mas que a qualificação profissional será avaliada, então cabe a pessoa não esperar somente pelo trabalho, mas buscar desde já a se qualificar.
Re:Industrialização
Data: 16/05/2011 | De: Adriane Ramlow de Souza 2º V02
Vila Pavão é uma cidade pequena, situada no norte do Espírito Santo, com 8.762 habitantes, de acordo com o senso do IBGE 2010, a agricultura do município sempre foi uma forte e ativa atividade industrial; as indústrias de granito também contribuem muito para a economia do município, mas tanto as pedras ornamentais quanto os produtos agrícolas são comercializados para outras cidades. É claro que se esses produtos e pedras fossem industrializados aqui mesmo em Vila Pavão seria mais lucrativo para o município.
Pensando nisso a prefeitura juntamente com o governo do estado decidiu implantar um pólo industrial na cidade, o local já foi escolhido, mas ainda não se sabe qual a área atuante do mesmo. Mas seja qual for, trará benefícios para toda população, podemos citar alguns, por exemplo, valorização dos trabalhadores, estradas melhores, pois será preciso ter acesso ao pólo.
Pode ser que o município cresça, porque o mesmo vai gerar empregos, então algumas pessoas devem se mudar aqui para Vila Pavão. Então os jovens que estão iniciando no mercado de trabalho devem procurar se capacitar para que essas pessoas não tomem seus lugares.
Mesmo com tantos pontos positivos, não se pode descuidar da natureza, é preciso um bom planejamento para que o meio ambiente não sofra danos irreparáveis, tornando assim uma coisa ruim, aquilo que é bom.
Tomando os devidos cuidados, esse pólo será mais um passo a frente no crescimento de Vila Pavão. E ajudará a população pavoense.