Crescimento populacional

Crescimento populacional

Data: 24/10/2011 | De: Iara Favaro Vasconcelos

Vivemos em uma realidade em que nos países mais ricos (desenvolvidos) o crescimento populacional é menor, isso acontece, pois a cada família mais bem sucedida preferem optar mais por sua carreira a por ter filhos.
Nos países mais pobres (subdesenvolvidos), o crescimento populacional é maior, pois a famílias sendo mais pobre menor vai ser o índice de escolaridade, por não terem muita oportunidade ou por qualquer outro incentivo como, por exemplo, de trabalho, achando que poderia ser melhor do que os estudos.

Então eles não vão pensar muito sobre ter filhos, obviamente eles vão pensar em um modo de se sustentar. Como o numero de pobres é muito superior ao número de ricos, nos países subdesenvolvidos a população vai crescer mais rápido. Malthus chegou a uma conclusão de que a população iria crescer tanto que não haveria alimento suficiente para supri-las, vemos então, nos tempos de hoje que ele foi um pouco precipitado ao pensar tal coisa, pois hoje o mundo produz alimento suficiente para alimentar todas as pessoas e ainda sobra.

O fato de que existem pessoas passando fome é a desigualdade social o que é muito presente em todos os países. O que falta não é alimento para essas pessoas é dinheiro e oportunidade de trabalho para que tenham melhores condições.

Com isso veio à teoria Reformista, que defende a idéia de que para acabar com a pobreza era preciso melhorar as condições de vida porque ele pregava que no mundo existia a desigualdade social.

CRESCIMENTO POPULACIONAL

Data: 24/10/2011 | De: NADINY DE SOUZA

A cada ano o numero de natalidade vem aumentando nos países desenvolvidos, fazendo com que aumente o número de pessoas pobres, passando fome, sem renda, saneamento básico, saúde, educação. A Teoria reformista, que em minha opinião é a que prevalece nos países subdesenvolvidos, prega que o numero de pessoas que nasce na pobreza e em condições precárias devem ser revertidos oferecendo-lhes saúde, educação, emprego. As pessoas pobres tendem a ter mais filhos, aumentando o numero de pobres no país. Melhorando a qualidade de vida das pessoas elas teriam mais conhecimento e diminuiria o numero de pessoas que nascem a cada ano. Malthus dizia que o planeta não teria alimento suficiente para alimentar as pessoas, causando fome e miséria. Então para ele a solução seria acabar com a pobreza. O planeta é capaz de produzir alimentos suficientes para todas as pessoas, mas como os pobres iriam produzir alimentos se não tinham terras cultiváveis para poder alimentá-los. Todas as pessoas têm direito a uma boa alimentação, saúde, um emprego adequado e isso só conseguiram apoiando a Teoria Reformista.

CRESCIMENTO POPULACIONAL

Data: 24/10/2011 | De: ANA PAULA ROSSOW WUTKE

O crescimento populacional tem varias causas podem ser: baixa renda e baixo índice de escolaridade, saúde, saneamento básico. Na maioria das vezes as pessoas que tem alta renda e alto índice de escolaridade possuem menos filhos, já as pessoas que possui como renda um salário mínimo (são consideradas pessoas pobres) e não possui escolaridade tem a tendência de ter mais filhos. Nos países subdesenvolvidos o crescimento do índice populacional vem aumentando a cada ano. Ai, que surge o problema para a Teoria de Malthus, será que esses países têm capacidade de produzir alimentos para todas as pessoas? A resposta é sim, mas como as pessoas que não tem renda vão produzir seu alimento sem ter dinheiro no bolso. Malthus concluía que o aumento de pessoas pobres era o grande problema e a solução seria particularmente esta, para acabar com a pobreza é só acabar com os pobres, já na Teoria Reformista que prega particularmente ao contrario, a solução para acabar com a pobreza seria, a de oferecer as pessoas pobres renda, escolaridade, saneamento básico, saúde. Pois assim acabaria com a pobreza, acabando com a desigualdade social. Em minha opinião a teoria que é considerada nos países desenvolvidos é a Reformista, pois os países tentam acabar com a pobreza dando lhes educação, renda, saúde, dando como exemplo a criação da Bolsa família, a construção de Casas Populares e a de hospitais e escolas.

Crescimento populacional: causas e consequências

Data: 24/10/2011 | De: Natália Fleischmann

Desde de o principio o crescimento populacional é tema de reflexão para muitos estudiosos que se preocupam com o equilíbrio entre a organização da sociedade, a dinâmica demográfica e a exploração dos recursos naturais.
A teoria de Malthus fala que para acabar com a pobreza teria que acabar com os pobres porque eles seriam a causa de toda a miséria do mundo porque eles passariam fome e faltariam alimentos no mundo, mas o que temos hoje e falta de dinheiro para compra esses alimentos por que alimentos nós temos de sobra no mundo todo, mas não dinheiro suficiente para compramos. Na teoria Reformista nos deixa bem claro que a pobreza tem legações com o crescimento populacional mas que não era nesse saio acabar com os pobres em si defendia que para acabar com a pobreza era necessário acabar com a desigualdade social que existe no planeta. Concordo com a categoria reformista, pois uma população jovem numerosa só se torna empecilho ao desenvolvimento das atividades econômicas nos paises subdesenvolvidos porque não foram realizados investimentos sociais, principalmente em educação e saúde. À medida que as famílias obtêm condições dignas de vida como educação , assistência medica, acesso a informações, etc.Consequentemente teriam menos filhos. E a desigualdade social será menor. Pessoas com mais informações, com o índice escolar maior terá uma visão melhor para não ficar gerando filhos e depois não terem condições para cuidá-los.

Re:Crescimento populacional: causas e consequências

Data: 01/12/2011 | De: Marlue Furtado

MB!

Crescimento populacional: causas e consequências

Data: 24/10/2011 | De: vagner gonçãlves do nascimento

Muitos historiadores defendem que o crescimento populacional nos paises subdesenvolvidos vem sendo de acordo com Malthus por causa dos pobres que havia o nos paises. Porque em suas leis ele afirmava que no futuro faltariam alimentos no mundo, mas o que nos temos hoje e falta de dinheiro para compra esses alimentos como em muitos paises africanos; já a teoria Reformista defendia que o crescimento populacional não era a causa de todos os problemas e do desenvolvimento dos paises, mas era sim uma das causas pelo quais as pessoas acreditavam ser porque avia muitos pobres, isso foi uma das causas da desigualdade social no planeta o crescimento vem dos assuntos de números de pessoas que vem de fora dos pais, que são os imigrantes e o numero de mortalidade e natalidade dos pais. No meu ponto de vista eu considero a teoria reformista por que para eles não precisavam acabar com os pobres, mas sim com a desigualdade social de todos os pais hoje o governo busca incentiva as pessoas a não terem muitos filhos e encintavam a estudarem para que possam se casar mais tarde com isso teria menos filhos e isso ajudaria a própria família em certos termos como alimentação, saúde porque quanto menos filhos as famílias terem menos será o seu gasto com saneamento básico porque quanto mais filhos há nas falia mais pobre ela e
Isso acaba gerando mais gastos para o governo com isso vem às orientações para terminarem os estudos seguir uma careira profissional. Por isso a teoria dos Reformistas. Que afirma que não seria necessário acabar com os pobres para acabar com a desigualdade social no planeta.

Crescimento Populacional

Data: 24/10/2011 | De: Joyce Littig Firmindo

O Crescimento Populacional

Nós países subdesenvolvidos o crescimento populacional pode ter algumas conseqüências, como a pobreza, onde família de renda baixa tem muitos filhos e com isso não podem dar para seus filhos uma vida melhor, como por exemplo, um bom estudo. No cotidiano familiar quando as famílias vivem numa condição miserável tem renda baixa, e quando não tem consciência das determinações econômicas e sócias acabam vivendo de subempregos acabando tendo mais filhos.
E à medida que as famílias têm boas condições de vida, boa educação, e acessos a informações etc.. Tendo a ter menos filhos.
Pois o que trás isso é o caso de que pessoas que estudam até acabar o ensino médio têm a vantagem de arrumar um emprego mais rápido fazendo com que casam mais tarde e arrumam menos filhos e acabam tendo uma boa renda e uma boa vida social.
E os que não terminam o ensino médio,casam mais sedo,têm dificuldades a arrumar um bom emprego, arrumam filhos mais sedo e acabam arrumando mais de um.
Teoria de Malthus: Fala que o crescimento populacional é o responsável pela ocorrência de miséria. Ou seja, tinha muita pobreza então para acabar com isso deveria diminuir o numero de pessoas.
Teoria Reformista: Dizia que deveria controlar a pobreza reduzindo o numero de filhos melhorando sua condição social.
Prefiro a teoria reformista, pois fala que não deveria ter desigualdade social, ou seja, para que uma família venha a ter mais filhos e necessário que ela tenha uma boa renda social e boa educação, essa teoria então e a mais realista, pois analisa os problemas econômicos, sociais e demográficos de forma objetiva partindo de situações reais do dia-a-dia das pessoas, a redução da pobreza se da à redução de desigualdade.


Crescimento Populacional

Data: 24/10/2011 | De: jefferson Reblim Briel

Crescimento populacional

O crescimento populacional é um tema de reflexão para muitos estudiosos, pois eles se preocupam com o equilíbrio da sociedade.
Em muitos locais o crescimento populacional e muito grande, com isso vai ter menos emprego, pois haverá uma grande concentração de pessoa em uma determinada localidade com isso vai ter mais trabalhador qualificado e menos emprego.
Muita pessoa não tem uma boa educação com isso vai ter mais filhos, e aqueles que têm uma boa educação terá menos filhos, e um bom emprego. A Teoria de Malthus: pensava que o crescimento da população traria a falta de alimento, ele queria dizer que era melhor acabar com os pobres para acabar com a pobreza.
A Teoria Reformista: Ele pensava que para controlar a pobreza precisava da uma boa educação para eles, e ele também colocava a questão da desigualdade social.
A melhor teoria era a Reformista, pois ele colocava a desigualdade social como um problema, pois em um país não pode haver desigualdade, pois traz a miséria.

Re:Crescimento Populacional

Data: 01/12/2011 | De: Marlue Furtado

OK!

Crescimento populacional :causas e consequências

Data: 19/10/2011 | De: Mariana kloss de Oliveira 1v02

Vivemos em um mundo onde a desigualdade esta presente; podemos observar esse fato claramente; principalmente nos países subdesenvolvidos, onde a pobreza é predominante, devido a vários fatores como: baixo índice de escolaridade, renda, falta de saneamento básico e de oportunidade de emprego, entre muitos outros.
Consideraria atualmente nos países subdesenvolvidos a teoria Reformista, pois ela diz que deveria acabar com a desigualdade, e é isso que vem ocorrendo.
O governo vem a cada dia promovendo a construção de hospitais, escolas, fazendo o tratamento de saneamento básico, dando verba para as escolas...
Um exemplo de desequilíbrio social é uma família onde apenas o pai trabalha para sustentar mais cinco pessoas além de si, nessa família o grau de escolaridade chegara no máximo a quarta série pois o pai não terá condições de sustentar os filhos na escola, assim mais pessoas de baixo grau de escolaridade para o mercado de trabalho.
Já uma família com alta ou media renda com conhecimento e acesso a métodos anticoncepcionais, tem de um a dois filhos, assim dando maior qualidade de vida a sua família, seus filhos tendo alto ou médio nível de escolaridade tem maior chance de conseguir um alto cargo no mercado de trabalho podendo também esta indo trabalhar em grandes ou medias empresas em outros locais.
Eles não tentam eliminar os pobres, e sim fazer com que tenham conhecimento. Para então provocar o equilíbrio social em todo o mundo.

<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Novo comentário