Crescimento populacional
Devido ao capitalismo e a Revolução Industrial tem acontecido um crescimento populacional bem elevado,fazendo assim com que os países aumentassem a produção de alimentos nos países em processo de industrialização fazendo assim que diminuíssem as taxas de mortalidade.De acordo com a Teoria de Malthus vendo o grande crescimento demográfico pensou que pudesse ultrapassar a capacidade produtiva da terra fazendo assim que houvesse muita fome e miséria na terra.Ele acreditava que isso deveria ser de alguma forma controlado e a única solução para esse problema seria que fosse reduzido a taxa de natalidade,fazendo assim um tipo de lei que digamos proibia casais muito jovens de ter filhos,e também de fazer um controle para que as famílias em países pobres tivessem poucos filhos para não acontecer deles passarem fome,e ainda pensou em aumentar os preços dos alimentos e diminuir o preço do salário para que os casais pensassem muito antes de ter seus filhos para não ver eles morrendo de fome,
Crescimento populacional
Re:Crescimento populacional: causas e consequências
Data: 17/10/2011 | De: Ygor Rodrigues da Penha
Re:Crescimento populacional: causas e consequências
Data: 17/10/2011 | De: Karoline Scardini 1°v02
Vemos, a cada dia que se passa noticiário de que a população mundial está crescendo. Basicamente, podemos afirmar que isso é verdade, pois com a falta de escolaridade resultam em um numero maior de filhos. Portanto, hoje em dia, pode-se dizer que a teoria Reformista é a que prevalece nos países subdesenvolvidos. Ela é clara e objetiva ao dizer que para acabar com a pobreza é preciso dar condições de vida ao pobre, em países desenvolvidos onde os investimentos na educação tende-se um controle, já nos países subdesenvolvidos onde não a essa preocupação no investimento a educação as pessoas acabam não tendo consciência e geram mais filhos. Devido a isso a teoria Reformista propõe reforma nos investimentos para que tenha equilíbrio .Algumas conseqüências são evidentes e óbvias de acordo com cada país. Destacarei algumas delas nesse texto.
Pouca condição de vida: a desigualdade social é a principal conseqüência do crescimento populacional, porque quando o governo leva oportunidade aos cidadãos a situação muda. Os investimentos na educação são essenciais para melhorar os indicadores sociais, pois quando a família esta em condições miseráveis elas não irão ficar preocupadas em gerar menos filhos. Portanto, quanto maior a escolaridade menor é o numero de filhos e a taxa de mortalidade. De todas as teorias a teoria Reformista é a que melhor mostra os fatores que leva ao subdesenvolvimento político, social e econômico dessa forma a teoria Reformista derruba a de Malthus. Quando houver uma preocupação maior com a educação e saúde nos paises subdesenvolvidos certamente haverá uma melhoria nos índices sociais.
Re:Crescimento populacional: causas e consequências
Data: 18/10/2011 | De: Julio Kippert Motinho
A Teoria Reformista pregava que para acabar com a pobreza tinha que melhora as condições de vida. Isso define por um todo, ou seja, não deveria ter diferenças sociais entre as pessoas, mas também a condição de vida deveria servir igualmente para pobres e ricos.
Isso se define que, os países subdesenvolvidos, em questão de saúde de alimentação, emprego e saneamento básico, tem muito a melhorar, tudo isso ocorre pela a desigualdade social entre alguns países do mundo.
Em relação ao emprego, hoje as pessoas que possuem estudos tem boas condições de obter uma profissão, o empregador leva em consideração pessoas com boa escolaridade.
Considerando a qualidade de ensino, há mais possibilidades de conseguir um emprego a pessoa que tem o completo estudo, tem grandes possibilidades de uma carreira e de bom salário, pois um bom emprego e levado em consideração de um completo estudo, pois hoje em dia as pessoas ou dono de negócios analisam a possibilidade de formação em uma área.
Mas as famílias pobres que não tem condição ficam para traz de qualquer oportunidade da vida, e tudo isso conseqüência de não ter estudado, pois quem não tem estudos, não adquire oportunidade de bons empregos.
Re:Crescimento populacional: causas e consequências
Data: 03/11/2011 | De: Paloma Polack 1°v03
As causas do crescimento populacional não são exatamente causas, mas sim conseqüência porque nos países desenvolvidos as pessoas têm mais ensinamentos sobre os métodos anticoncepcionais e já não querem ter mais filhos por causa dos gastos e eles se preocupam com o bem estar deles por que vão ter que trabalhar e não vão poder dar carinho e nem atenção para eles e guando crescerem vão poder ter unha boa faculdade um excelente emprego
E essas pessoas não contribuem tanto para o crescimento populacional e nem para o numero de natalidade.
Mas já nos países subdesenvolvidos a economia é mal distribuída elas não têm muitos acessos para os métodos anticoncepcionais eles não se preocupam com as condições sociais e econômicas
Concluo, portanto que a teoria reformista predomina nos países subdesenvolvidos porque ela prega que a miséria é conseqüência e não causa da miséria.
A teoria de mathus errou guando disse que se a população continuasse crescendo faltaria alimento, mas não é verdade porque os mercados estão.
O que esta faltando é a renda mais para isso precisa de boa educação